HCP Gestão
Blog

Cine Pipoca promove saúde aos pacientes e acompanhantes no HSS

 

O setor de Nutrição do Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru, vem desenvolvendo um trabalho terapêutico de humanização com o Comfort Food. Através desse programa, a Unidade oferece semanalmente aos pacientes e acompanhantes, o Cine Pipoca, que consiste numa sessão de cinema, com direito a dudu, pipoca e suco. “O Comfort Food é uma técnica abraçada pela nutrição do HSS.  Sugerimos um alimento saudável em um formato diferente, trazendo conforto, resgatando uma memória afetiva e que ajude também no processo de tratamento”, comenta a coordenadora de nutrição da unidade, Claudenise Dantas. 

A técnica adotada tem como principal objetivo realizar uma prática terapêutica por meio do alimento que traz o conforto. Glutamina, fibras, vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico, que auxiliam no processo terapêutico, são reunidos em um mousse proteico e saboroso.   

Quando for submetido à Plataforma Brasil, assim que esta vier a ser institucionalizada, o projeto desenvolvido no HSS poderá tornar-se espelho nacional para que outros locais possam aplicar este método. “Com o Comfort Food podemos mostrar que é possível fazer uma intervenção terapêutica e nutricional ao mesmo tempo. O alimento associado a um filme ou uma atividade de distração foge um pouco do padrão, mas traz um impacto terapêutico positivo ao quadro do paciente”, ressaltou Claudenise Dantas, fundadora do projeto. 

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, o Hospital São Sebastião (HSS) é administrado pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.