HCP Gestão
Blog

Mães da UCI Canguru ganham festa no aniversário de um ano do Alto Risco do Hospital da Mulher

 

Ao completar um ano como unidade de Alta Complexidade, no último dia 17 de dezembro (quinta-feira), o Hospital da Mulher realizou um evento comemorativo na UCI Canguru, que é um dos setores do chamado Alto Risco. A equipe multiprofissional que atende no setor preparou uma ação comemorativa com dinâmicas, canto, bolo e distribuição de presentes.

A primeira atividade foi a dinâmica do laço em que profissionais de saúde e mães, formaram uma teia de barbante. “Essa é uma representação de que juntos formamos um elo de apoio mútuo, que é o trabalho que fazemos aqui”, explicou a psicóloga Jaqueline Silva. Já fonoaudióloga Nádia Garcia falou sobre a importância da memória auditiva e do desenvolvimento da linguagem, por meio do contato entre mãe e bebê. Em seguida, começou a Hora do Canto com músicas escolhidas pelas mães e cantadas pela fonoaudióloga Kássia Moura.

A emoção tomou conta do espaço e muitas mães não resistiram as lágrimas. Marcela Vieira, internada no setor junto com seus filhos prematuros, Amenadiel e Aslan deixou todos comovidos ao cantar o Hino do Bebê. “A UCI Canguru não é só um local de assistência. É também um cantinho de amor e de esperança”, enfatizou Ana Karla Góes, gerente geral do HMR que, na ocasião, representou a diretora geral da unidade, Dra. Isabela Coutinho. “Todo nosso trabalho é no sentido de levar as mães a passar por essa etapa bem e que possam voltar para casa com seus filhos saudáveis”, completou a neonatologista Vanessa Ferrari. Também fazem parte da equipe multiprofissional, enfermeiras, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas.

Ainda como parte da programação, houve a distribuição de presentes, doados pelo Congresso de Saúde, da UFPE, e o corte do bolo comemorativo. Todo o evento foi realizado com respeito às medidas de segurança da Covid 19.

Dados– A ala de alto risco do Hospital da Mulher do Recife conta com 10 leitos na UTI da Mulher, 10 leitos de UTI Neonatal, 15 leitos de UCI Neonatal e 12 leitos de UCI Canguru, todos instalados no 1ª andar da unidade. Já o 2º andar tem 21 leitos de Enfermaria de Ginecologia e de Gestação de Alto Risco.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.