HCP Gestão
Blog

UPAE de Arcoverde lembra dia da acessibilidade

 

Eliminar barreiras para aproximar pessoas. Esse foi o tema do encontro ocorrido na última segunda-feira (14), na UPAE de Arcoverde, que lembrou o dia da acessibilidade comemorado no dia 05 de dezembro. Dentro da programação da Educação Permanente, a equipe convidou o cadeirante Major Marcelino Carvalho, da Polícia Militar de Pernambuco/PMPE, para liderar o encontro.  Aposentado, estudante de direito, Marcelino é palestrante em acessibilidade e líder em um projeto do Lions Clube Arcoverde-PE. “Debater este tema é estreitar este distanciamento social que ainda existe entre as pessoas com deficiência e as pessoas sem deficiência”, disse o major.

O encontro, que teve o intuito de  aproximar as pessoas, trouxe lições de acessibilidade através da vivência de algumas limitações por parte dos colaboradores. A palestra repassou alguns passos que os colaboradores devem saber para entender melhor o público deficiente e alguns motivos que levam a esse distanciamento social, além das barreiras arquitetônicas comunicacionais, sociais e atitudinais. “Juntos podemos esclarecer os termo correto de como se referir a uma pessoa com deficiência, conquistas com a nova lei, e diversas situações de descasos do dia a dia que sofrem as PcDs”, esclareceu Marcelino Carvalho.

O major realizou dinâmicas vendando os olhos de alguns colaboradores, enquanto outros foram desafiados a montar uma cadeira de rodas e utilizá-la pelos espaços da unidade a fim de assegurar a acessibilidade em todos os âmbitos. Com a dinâmica aplicada, os profissionais puderam vivenciar um pouco  das dificuldades enfrentadas por um PCD em seu cotidiano.

Unidade de saúde do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde é coordenada por Luiz Gonzaga e administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.