HCP Gestão
Blog

Exposição, palestras e capacitação marcam encerramento de campanha no Hospital da Mulher

 

O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, encerra nesta quinta-feira (10), as ações promovidas para a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Essa é uma mobilização internacional que vai de 25 de novembro até 10 de dezembro. No Hospital, haverá rodas de conversa com pacientes e acompanhantes, visitação de exposição alusiva à campanha e uma capacitação para profissionais de saúde sobre a ficha de notificação da violência.  “Esse é um documento padrão que precisa ser de conhecimento de todos os profissionais de saúde, mesmo aqueles que não lidam diretamente no atendimento a situações de violência”, ressalta a psicóloga Eduarda Pontual, coordenadora da campanha no HMR.

Elaborada pelo Ministério da Saúde, a ficha é um documento individual e deve ser preenchido de imediato por todo profissional de saúde ao prestar atendimento a uma mulher ou menina vítima de violência. Ao coletar dados como idade, tipo de violência, local, entre outras informações, permite a adoção de medidas de cuidado às vítimas e organização dos serviços.  “A ficha é extensa, mas fundamental para a definição de políticas públicas de combate à violência contra a mulher e nem todo profissional sabe fazer o preenchimento correto”, explica a psicóloga Eliane Lima, que será palestrante junto com a também psicóloga Patricia Guedes, ambas do HMR.

A capacitação será às 14h30, no auditório do Hospital. As rodas de conversa com os pacientes acontecerão no turno da manhã e da tarde, iniciando às 8h. Já a exposição poderá ser vista durante todo o dia. A mostra conta com 14 painéis que alertam sobre temas como: os tipos de violência doméstica; as leis que garantem apoio integral às vítimas; ações de prevenção e combate que podem ajudar as mulheres a buscarem ajuda; o espiral da violência; além de informações sobre o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos. 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.