HCP Gestão
Blog

Palestra aborda o Atendimento à Mulher Vítima de Violência

O Papel do Profissional de Saúde no Atendimento à Mulher Vítima de Violência foi tema de palestra nesta segunda-feira (07), no Hospital da Mulher do Recife. O evento integra a programação, da unidade, em alusão à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. “Para além do modelo biomédico, precisamos pensar em um cuidado mais holístico, de forma a encorajar a mulher agredida a quebrar o ciclo da violência”, destacou a ginecologista Aleide Tavares, que ministrou a palestra.

No encontro, a coordenadora do setor de Psicologia do HMR, Eduarda Pontual, deu as boas-vindas ao público, composto por profissionais de saúde como médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem. A abertura do evento foi feita pela diretora técnica do Hospital, Cinthia Komuro. Na palestra, Aleide Tavares falou sobre os tipos de violência como sexual, física, psicológica e outras menos conhecidas como a violência patrimonial (retenção de bens, de documentos, proibição da mulher de trabalhar, etc...) e moral (quando o agressor, difama, calúnia).

A médica abordou ainda a questão estatística. “De acordo com o anuário brasileiro de segurança pública de 2019, a cada dois minutos, acontece uma notificação de violência doméstica no Brasil”, exemplificou. Para Aleide Tavares é importante que o profissional de saúde receba a mulher vítima de agressão com um “atendimento acolhedor, escuta qualificada e gesto de empatia, que envolve ética, sigilo e privacidade”.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.