HCP Gestão
Blog

Curso de PICC capacita profissionais de enfermagem para assistência NEO especializada

 

Com o objetivo de capacitar e reciclar os profissionais de enfermagem que atuam no setor de UTI e UCI NEO, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) promove nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30, o Curso de Qualificação em Inserção e Manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica - PICC. O curso tem carga horária total de 20 horas, dividida entre parte teórica e prática. O público alvo será os profissionais de enfermagem do setor neonatal de alto risco. 

Além das técnicas de implantação do cateter central, a formação abordará o histórico e princípios da terapia intravenosa, como também os conceitos, tipos de catéteres, indicações, contraindicações e principais complicações com análises e estudo de caso.

“Alguns profissionais que compõem a equipe não possuem essa formação. Esse curso vem pra reciclar os profissionais que já fizeram o curso e capacitar os demais, para juntos melhorarmos a assistência NEO aqui na unidade”, explica a organizadora do evento e coordenadora de enfermagem da unidade neonatal de alto risco, Maria Cicília Trindade. 

Também estarão presentes no encontro a diretora geral do Hospital da Mulher, Dra. Isabela Coutinho, a diretora médica da unidade,  dra. Cintha Komuro, Cassia Kelly, enfermeira NEO da unidade e qualificada em inserção de PICC desde 2014) Erilane Fonseca, enfermeira NEO da unidade e qualificada em inserção de PICC desde 2018, e Júlia Rafaelly, enfermeira NEO e qualificada em inserção de PICC desde 2016.

As aulas serão ministradas no auditório do 1º andar do HMR, na quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e na sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.