HCP Gestão
Blog

Ações de humanização reforçam o cuidado com pacientes e colaboradores no Hospital São Sebastião

Por trás de cada caso, que todos os dias se soma ao número total de infectados pelo novo coronavírus, esconde-se as iniciativas de humanização. Apesar do momento difícil, o Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru, vem desenvolvendo algumas iniciativas com pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais de saúde.

Essas ações têm sido estimuladas, ainda mais, para oferecer um acolhimento físico, social e psicológico, seguindo a tríade de cuidado Pacientes/Família/Equipe, um dos conceitos base de humanização. Nessa linha, a unidade viabilizou o Cine Pipoca, exibições de filmes nas enfermarias com hora e dias marcados. As visitas aos pacientes não deixaram de acontecer, além da visita virtual, a equipe da unidade passou a agendar o acesso dos familiares ao Hospital, sempre garantido as normas de segurança e distanciamento social. Uma atitude de bem-estar e conforto em meio aos dias difíceis, marcado pelas preocupações e distanciamento.

Os profissionais que prestam assistência também são envolvidos no trabalho, além de atuarem como agentes de humanização. No Dia das Mães a equipe preparou O Varal do Amor, no corredor do hospital, com mensagens de texto enviadas pelas mães dos colaboradores. Para otimizar esse processo de humanização com os colaboradores, a unidade tem investido, ainda, em práticas como grupos de reflexão e ginástica laboral como forma de valorização das equipes de atendimento na linha de frente.

Unidade do Governo do Estado, o Hospital São Sebastião (HSS) é administrado pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.