HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher realiza mutirão para colocação de DIU

O atendimento acontecerá por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia.

O Hospital da Mulher do Recife inicia, nesta quarta-feira (19), um mutirão de colocação de DIU (dispositivo intrauterino), que é um método contraceptivo seguro, livre de hormônios e que permite à mulher autonomia sobre o seu planejamento reprodutivo. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 60 vagas.


O HMR utiliza o DIU de cobre, que tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a usuária assim desejar. Antes da colocação do dispositivo, é realizado um teste rápido de gravidez. O DIU é indicado para qualquer mulher maior de 14 anos e sexualmente ativa, que não tenha fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas.


A inserção dos dispositivos está agendada, inicialmente, para os dias 21, 26 e 28 de outubro, e em mais uma data a ser marcada. Para participar, basta a paciente procurar o Hospital da Mulher, nos dias do mutirão, e apresentar o cartão SUS do Recife. Por dia, serão colocados 15 DIUs. O procedimento é ambulatorial e a usuária precisará voltar ao serviço, um mês após, para uma consulta de revisão.


Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.