HCP Gestão
Blog

UPAE do Arruda enfatiza a importância da Higienização das Mãos


Neste 15 de outubro, Dia Mundial de Lavagem das Mãos, a UPAE do Arruda promoveu dinâmica de estímulo a esse procedimento que pode prevenir doenças e, até mesmo, salvar vidas. A ação foi voltada para os profissionais da unidade e conduzida pela CCIH. “A lavagem das mãos é uma rotina simples, porém eficaz e de suma importância na prevenção e controle da disseminação de infecções”, lembrou a coordenadora geral da UPAE, Adriana Bezerra.


Na dinâmica, alguns funcionários colocaram as mãos e antebraços em recipientes com amido de milho misturado com corante. Sempre com os olhos vendados, eles procederam a lavagem dessas áreas. Ao final, foi verificado se mantiveram tudo limpo. Aqueles que conseguiram higienizar toda a região sem deixar nenhum vestígio, ganharam brindes. A tarefa, apesar de simples, demonstrou que se não for utilizada a técnica correta de lavagem das mãos a área permanecerá com sujidade (vírus e bactérias). “Esse é um hábito a ser incorporado em nossa rotina e deve ser feito com cuidado e frequência”, esclareceu Veridiana Maia coordenadora da CCIH da UPAE do Arruda.


Lembretes técnicos - O uso de luvas não exclui a lavagem das mãos; manter líquidos antissépticos para uso, caso não exista lavatório no local; está comprovado que a contagem de microorganismos é mais alta sob as unhas e quando se está usando anéis, relógios e pulseiras; é importante manter as unhas tão curtas quanto possível, assim como, é preciso remover todas as joias antes da lavagem das mãos.


Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.