A UPAE de Palmares divulgou, na última quarta-feira (01/11), o balanço das mamografias realizadas durante a Campanha Outubro Rosa. Ao todo, a unidade realizou 1.023 mamografias, superando a meta estabelecida inicialmente de 1000 exames. O resultado foi o melhor apresentado dentre todas as unidades que participaram da campanha. "Ampliar o acesso das mulheres ao exame foi o mais importante. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura dos pacientes e atuamos de forma intensa para que o maior número de mulheres pudessem fazer a mamografia", afirmou Anna Paula Ferraz, coordenadora geral da UPAE de Palmares.
A campanha foi composta por diversas ações de prevenção, de diagnóstico precoce do câncer de mama e de conscientização da importância da mamografia nesse processo, além de realização de exames de mamografia. Foram disponibilizadas 800 vagas para exames de mamografia além da meta prevista pelo governo do Estado para a unidade. O Outubro Rosa envolveu os 16 municípios da III Geres, que são atendidos na UPAE de Palmares .
No total, foram realizadas 1.023 mamografias. O critério de inclusão foi mulheres de 40 anos ou mais que buscaram a unidade e que não tinham feito o exame no ano passado.
De acordo com a coordenadora Anna Paula Ferraz, a ampliação do número de exames oferecidos, de 528 para 1000 no mês, permitiu um número de atendimento histórico na Unidade. “Ressaltamos que nos próximos meses a UPAE de Palmares continuará oferecendo mamografias para as mulheres que buscam a unidade das 7h às 15h de segunda a sexta”, destacou Anna.
Unidade do Governo do Estado, a UPAE está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.