A UPAE do Arruda está se preparando para abrir um novo serviço. O de reabilitação para crianças com deficiência intelectual, na faixa etária entre 02 e 12 anos. Um espaço, com salas adaptadas, está sendo montado na UPAE para atender a esse público, através de assistência multidisciplinar. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a formação da equipe multidisciplinar, estão sendo contratados 10 profissionais de saúde, sendo um neuropediatra, dois psicólogos, um psicopedagogo, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo e dois técnicos de enfermagem. Dois assistentes administrativos também serão contratados. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.
Coordenadora geral da UPAE do Arruda, Andreza Lira explica que o novo serviço traz uma importante mudança de perfil para a unidade, que é o de atender também o público infantil, e com a condição da deficiência intelectual. A expectativa é de que a maioria dos meninos e meninas tenham TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), mas outras deficiências intelectuais também estão no perfil para o atendimento pelo serviço.
“Além da estrutura física e contratação de pessoal, estamos atentos aos detalhes que envolvem a assistência às crianças neuroatípicas, como sobrecarga sensorial, como a sensibilidade a alguns tipos de sons, luzes fortes etc”, explica Andreza, acrescentando que os atuais e novos profissionais estão passando por capacitações para prestar esse tipo de atendimento. A expectativa é de que sejam disponibilizados 376 procedimentos ao mês para meninos e meninas com deficiência intelectual.
Encontro - No último dia 06 (quarta-feira), duas fonoaudiólogas da equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Prof. Zaldo Rocha, estiveram na UPAE do Arruda para um encontro com colaboradores da unidade. O Centro atende crianças em grave sofrimento mental. O serviço é porta aberta e, quando a criança recebe alta, ela é encaminhada para assistência ambulatorial, perfil que terá o novo serviço da UPAE.
Durante a reunião, Angélica Galindo (doutora em Saúde da Criança e do Adolescente) e Marcela Leiros (especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Linguagem) dividiram com os colaboradores do Arruda suas experiências e conhecimentos no acompanhamento às crianças neuroatípicas. O momento foi bastante elogiado pelos funcionários da UPAE.
Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.