Importante problema de saúde pública, o pé diabético é uma complicação do Diabetes Mellitus (doença caracterizada por hiperglicemia persistente) e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma lesão. Seu aparecimento pode surgir quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) no organismo são mal controlados. Ciente da repercussão do problema junto à população acometida, a UPAE de Caruaru promoveu um treinamento para Certificação dos Enfermeiros em Avaliação, Prevenção e Tratamento do Pé Diabético.
A ação foi realizada nos dias 22 e 29 de abril, como carga horária total de 16 horas. Organizado pelo NEP da UPAE, o treinamento visou a melhoria do atendimento aos pacientes do Programa Pé Diabético. A capacitação foi dividida em parte teórica e prática, com a utilização de equipamentos específicos na avaliação do paciente. Além dos profissionais de Enfermagem da UPAE de Caruaru, foram convidados a participar o Hospital São Sebastião, a UPAE de Arcoverde e a UPAE de Belo Jardim. Ao total, foram 12 enfermeiros participantes.
O treinamento foi pautado em Capacitação dos profissionais de enfermagem, para avaliação do paciente com o pé em risco de ulceração ou risco de amputação; Atualização dos profissionais de enfermagem sobre as tecnologias usadas para o tratamento de lesões cutâneas, identificando suas principais características de usabilidade; Promoção de um fórum de discussão e capacitação acerca da qualidade da assistência voltada ao paciente portador do pé diabético e sobre o uso das melhores ferramentas e tecnologias implementadas no cuidado à saúde; e Certificação emitida pelo Instituto Stay Care (instituição que presta assistência de Enfermagem especializada).
Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.