HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher do Recife dobra o número de mamografias previstas para o Outubro Rosa

 

 

 

Nesta quarta-feira (03), a diretora geral do Hospital da Mulher do Recife, Isabela Coutinho, reuniu os gestores da unidade para apresentar o balanço final do Outubro Rosa 2021. A campanha do mês de conscientização para a prevenção ao câncer de mama se encerrou com um resultado bastante positivo nas ações realizadas pelo Hospital da Mulher do Recife, no Curado. A unidade contabilizou 727 mulheres beneficiadas com mamografia (entre exames realizados e agendados), o que representa mais do que o dobro das 360 mamografias anunciadas inicialmente. As ações do planejamento reprodutivo também superaram as metas previstas.

 

“Esse é o resultado de um esforço conjunto de todos que fazem o Hospital, em especial, aqueles que trabalharam diretamente ligados à campanha. Estou muito grata e feliz pelas centenas de pessoas que conseguimos beneficiar”, enfatizou Isabela Coutinho. Ela chamou atenção para o fato de que não foram contabilizadas na campanha do Outubro Rosa, as  mamografias feitas pelas mulheres que acessam o hospital por meio da regulação do município. Durante todo o ano, o HMR realiza mensalmente cerca de 420 mamografias por mês.

 

Outra ação a superar as expectativas foi o mutirão, por livre demanda, de colocação de DIU. Entre inserções de DIU feitas e agendadas, foram beneficiadas 130 mulheres, mais nove que fizeram uso do implante anticoncepcional. Ou seja, 139 mulheres com acesso ao planejamento reprodutivo, sendo a previsão inicial de 120.

 

Ainda durante o evento, a diretora geral Isabela Coutinho anunciou as ações alusivas à campanha voltadas aos colaboradores. A partir desta quinta-feira (04), funcionárias com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer exame de mamografia. Para as colaboradoras serão disponibilizadas duas mamografias pela manhã e duas, à tarde, de segunda a sexta-feira. As funcionárias também poderão ter acesso à inserção de DIU (dispositivo intrauterino). Interessadas devem procurar Sílvia Holanda, no ambulatório.   

 

 Já no dia 12 (sexta-feira) serão realizadas ações de autocuidado com corte de cabelo e design de sobrancelhas. A atividade ficará a cargo de quatro colaboradoras voluntárias: Ana Paula França (Faturamento), Solange Batista (Recepção), Maria Aparecida da Silva (Hotelaria) e Elizângela Assis (TI).

 

Segue abaixo o detalhamento dos serviços realizados no Outubro Rosa 2021:

 

Mutirão de Mamografia

727 mulheres beneficiadas

350 mamografias realizadas

370 agendadas até janeiro de 2022

07 mamografias realizadas em mulheres PCD (pessoa com deficiência). Ação realizada em 20 de outubro

Meta inicial – 360 mamografias ao todo

 

Mutirão Planejamento Reprodutivo

139 mulheres beneficiadas

130 DIUs – Entre dispositivos colocados e agendados

09 implantes inseridos em mulheres com condições desfavoráveis para uso do dispositivo intrauterino

Meta Inicial – 120 mulheres beneficiadas

 

Salas de Espera

615 pacientes e acompanhantes assistiram as salas de espera programadas para o Outubro Rosa.

Aleitamento Materno – 121 participantes

Nutrição – 103 participantes

Planejamento Reprodutivo – 86 participantes

Psicologia – 182 participantes

Serviço Social – 123 participantes

 

Ações de Autocuidado

31 pacientes contempladas com corte de cabelo

 34 pacientes beneficiadas com design de sobrancelhas.

Atividades realizadas em 19 de outubro por quatro colaboradoras voluntárias do Hospital da Mulher.

 

Brindes e lanches –

Confeccionadas 1.040 máscaras faciais, alusivas ao Outubro Rosa – Distribuídas para pacientes dos mutirões do Outubro Rosa, além de colaboradores que atuaram na campanha.

Entregues 600 brindes (laços do Outubro Rosa e chocolates) para as pacientes, acompanhantes e Imprensa.

Distribuídos lanches (cafés, bolachas e biscoitos) para pacientes do mutirão do Outubro Rosa (turnos da tarde e da noite), em todos os dias da campanha.

 

Repercussão na Mídia – Veiculação

 TVs - Clube, Globo, Jornal e Tribuna.

Jornais e portais – Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio

Rádios – CBN, Folha, Jornal e Olinda

 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.