HCP Gestão
Blog

Trabalhos científicos do HMR em Radiologia serão apresentados em Congresso Nacional

 

 

  

 

O Hospital da Mulher do Recife teve cinco trabalhos científicos aprovados para apresentação no Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a ser realizado entre os dias 8 e 12 do outubro. Os trabalhos foram selecionados pelo Departamento de Radiologia, junto ao programa de Residência Médica em Imagem. “A participação em eventos desse nível traduz a importância do nosso serviço, não somente a nível estadual, mas agora em âmbito nacional, e mostra que nosso serviço é uma instituição capaz de contribuir com o processo educacional na comunidade radiológica”, ressalta Filipe A. Felix, coordenador do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, do HMR.

 

Foram apresentados temas científicos de várias áreas da Radiologia, como densitometria óssea, radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética. O Congresso aprovou 100% dos trabalhos enviados pelo Hospital da Mulher. Este ano, em função da pandemia, o Congresso acontecerá de forma totalmente online. O Centro de Imagem tem coordenação da médica radiologista Ada Almeida. A residência médica do HMR em Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi implantada em março de 2020.

 

Participaram dos estudos, os residentes: Caio Sales e Bruno Souto (MR2), Marília Santana e Rodrigo Bello (MR1), sob a orientação dos staffs do Departamento de Radiologia:  Karina Brizeno, Anne Karollyne Nascimento, Filipe Felix, Karllos Santos e Kylza Arruda.

 

Residência Médica - O Hospital da Mulher do Recife é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Medica em três especialidades: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria com área de atuação em neonatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. “Essa é uma conquista que muito nos orgulha, a de participarmos ativamente da formação, nessas especialidades, favorecendo o encontro entre o conhecimento teórico e prático”, afirma a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. Com duração entre dois a três anos, a residência conta com uma carga horária anual total de 2.880 horas, das quais 15-20% são destinadas às atividades teóricas e de 85-90% às atividades teórico-práticas, onde o médico residente é supervisionado integralmente e avaliado mensalmente pela equipe de preceptores.

 

 

Além de Dr. Filipe, estão à frente da Residência Médica do HMR, Dr. Cleytoon Davyd, supervisor do programa de residência médica de Ginecologia e Obstetrícia e Dra. Jucille Meneses, coordenadora da residência médica do HMR. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.