HCP Gestão
Blog

Planificação busca beneficiar 280 mil usuários do serviço especializado em Belo Jardim e Região

A fim de organizar e integrar a atenção primária voltada aos cuidados do grupo de hipertensos e diabéticos, a UPAE de Belo Jardim, oitava Microrregião de Saúde do Estado, participa do Planifica SUS. A formação busca agregar profissionais, dentre eles gestores, médicos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos. "Receber essa formação é melhorar a qualidade do atendimento ofertado aos pacientes. O objetivo é ver a integração das equipes, a organização dos processos de trabalho e, por fim, a melhoria no serviço", ressalta a coordenadora da UPAE de Belo Jardim, Alexandra Silvestre.

A consultora regional do Planifica SUS, Gilcilene Pretta e a analista do projeto, Maria Claudia Matos, ligadas à Instituição Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, integram o projeto. A consultora acredita que a planificação é uma pedagogia para adultos. "Nosso objetivo é integrar a atenção primária e a atenção especializada em saúde. A ideia é formar os profissionais para trabalharem em rede, ou seja, este encontro faz parte de uma rede maior de atenção aos pacientes da região", diz Maria Claudia. "Esses profissionais estão aprendendo um novo processo de trabalho", completa Gilcilene Pretta.

Como parte da formação está o conhecimento profissional através de avaliação diagnóstica, estudos de caso e aulas dialogadas que visam a melhoria no serviço ofertado. Pioneira no estado, a formação pretende beneficiar 280 mil usuários que são atendidos pela unidade de saúde.

Aniversário – A UPAE Belo Jardim completou, este ano, seis anos de funcionamento. A unidade conta com 11 especialidades médicas, oito especialidades não médicas, além de realizar exames de imagem, laboratoriais, entre outros. A UPAE, referência na assistência à população de oito municípios do Agreste do Estado, também presta atendimento na reabilitação de crianças portadoras de microcefalia e outras síndromes.

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, a UPAE de Belo Jardim é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.