Nesta quarta-feira (21), o Hospital da Mulher do Recife recebeu a médica ginecologista e obstetra Leila Katz, que conversou sobre diretrizes para diagnóstico e classificação das síndromes hipertensivas na gravidez.
A palestra, voltada para os estudantes, residentes e doutorandos da unidade, versou sobre a saúde das mulheres durante a gravidez, dando ênfase a casos de pré-natais falhos. Além disso, foi demonstrado que uma alimentação balanceada, aliada aos exercícios físicos, consegue trazer benefícios para a saúde não só das mamães, mas de seus bebês também.
Para Leila Katz, o atual é preocupante o cenário no que diz respeito à saúde das gestantes. “A gente enxerga que grande parte das nossas pacientes são obesas. Esse é tipo de cenário que me deixa bastante preocupada. Precisamos alertá-las desde o começo.”, explicou a médica, posição que foi complementada pela diretora do Hospital da Mulher do Recife, Isabela Coutinho. “Não fazem pré-natal de qualidade, o que deixa a mulher descoberta e com um atendimento inadequado. É um mix de coisas”, concluiu.
Ao final da aula, dúvidas foram tiradas e foi concluído por um agradecimento de Isabela. “Leila não dá aula, dá show. Muito didática, consegue explicar de forma simples e objetiva. Obrigada por essa aula, pela dinâmica e por estar sempre nos atualizando com seu conhecimento”, finalizou.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.